Banca de DEFESA: DANIELE LUCIANO SANTOS
08/02/2018 08:36
A variação ocorrida desde a década de 1990 na composição e na estrutura da cavalgada emItaporanga d’Ajuda/SE levou-nos a questionar sua manifestação como prática festivatradicional e contemporânea. Nesse contexto, tivemos por objetivo analisar os territórios dascavalgadas no município pelas práticas sócio-espaciais mantenedoras e propulsoras de suarealização. E, como objetivos específicos tivemos: i) traçar a linha do tempo das cavalgadas eseus cortejos; ii) apreender os sujeitos e as relações empreendidas para a realização dascavalgadas; iii)compreender as práticas sócio-espaciais dos produtores e dos participantes dascavalgadas; iv) e averiguar as bases materiais e simbólicas dos territórios da cavalgada. Paratal, fundamentamos o território relacionando-o tanto no sentido concreto quanto no sentidosimbólico, pois interessa-nos averiguar a produção e manutenção das cavalgadas pelasrelações de poder e pelos interesses de grupos políticos locais. As sócio-espacialidades dascavalgadas foram apreendidas e discutidas com auxilio de autores que destacam a construçãodo espaço social e do espaço cultural pela organização, significação da produção evalorização dos aspectos simbólicos. Discutimos a multidimensionalidade do território pelaspráticas políticas, culturais e econômicas que reconduzem a cavalgada como tradiçãoressignificada e determinam seus territórios em Itaporanga d’Ajuda. A pesquisa é de naturezaqualitativa ao eleger o fenômeno cavalgada como objeto de estudo e ao buscar compreende-lapor meio das práticas sócio-espaciais que a mantem e que se desenrolam no território. Alémda revisão bibliográfica, adotamos como metodologia a pesquisa documental em sites ejornais e a pesquisa de campo com uso da observação, realização de entrevistas, aplicação dequestionários e registro fotográfico. Discutimos e expomos as representações e os territóriosdas cavalgadas como festa popular e como evento político. A festa é apreendida comomanifestação tradicional ressignificada que dá sentido e valoriza os aspectos simbólicos dospovoados. Enquanto evento político, embora prática antiga, ressignificou-se como práticamercadológica, como “moeda de troca de favores políticos”. A festa e o evento que seproduzem nas cavalgadas se distingue ainda, respectivamente, pelo sentido de patrimônioapropriado pelo saber fazer popular e pelo patrimônio instituído por normas legais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10