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Banca de DEFESA: GENIVALDO OLIVEIRA SANTOS FILHO
06/02/2018 10:48


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENIVALDO OLIVEIRA SANTOS FILHO
DATA: 22/02/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGED
TÍTULO: O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (IELIBRAS) ATUANTE NA UFS: em cena a construção de sua identidade profissional.
PALAVRAS-CHAVES: Intérprete Educacional de Libras. Universidade Federal de Sergipe. Identidade Profissional.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O papel do Intérprete Educacional de Libras é de elevada importância, por oportunizar ao discente surdo o acesso ao conhecimento. É necessário, porém, preparar esse profissional de modo que sua identidade seja (re)conhecida. A presente pesquisa objetiva compreender, a partir de narrativas, como a identidade profissional do Intérprete Educacional de Libras vem sendo construída no contexto da Universidade Federal de Sergipe. No cenário empírico da pesquisa em desenvolvimento, a presença desse profissional ganhou destaque a partir do ano 2011 motivado, em particular, por força da Lei 12.319/2010. Neste contexto, indaga-se: como o Intérprete Educacional de Libras vem const ruindo a sua identidade profissional na Universidade Federal de Sergipe? O caminho metodológico, de carater exploratória qualitativa, ganhou direção mediante narrativas dos sujeitos eleitos para este fim – Intérpretes Educacionais de Libras. Foram utilizados também questionários com perguntas abertas e fechadas com o propósito de traçar o perfil desses profissionais. Determinou para o aporte teórico, pesquisadores e estudiosos a exemplo de Perlin (2006), Gesser (2006), Schein (1996) sobre a identidade, Constâncio (2010), Martins (2009) Gurgel (2010) para o Intérprete no ensino superior, entre outros. Os resultados obtidos, até aqui, demonstram que para estes intérpretes inúmeros fatores contribuem para a construção da identidade profissional. Uma delas é a presença do intérprete educacional, cuja presença faz com que os disce ntes surdos universitários tenham, para além do acesso ao conhecimento, oportunidade de educação e, com efeito, ampliação de espaço e comunicação entre todos os envolvidos – professores, alunos e funcionários – no caminho construído da Educação inclusiva universitária.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADA AUGUSTA CELESTINO BEZERRA
Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA

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