UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Setembro de 2021


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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA SOUZA VIEIRA
05/02/2018 11:09


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA SOUZA VIEIRA
DATA: 09/02/2018
HORA: 11:00
LOCAL: SALA - PPGPI
TÍTULO: O POTENCIAL DA MARCA LAMPIÃO E SEU PROCESSO DE PROTEÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Cangaço, marca, proteção marcaria
PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O nordeste brasileiro tem como referência em vários aspectos o Cangaço onde Lampião mesmo não sendo o primeiro, nem único líder ganhou destaque a nível internacional. Este nasceu em 1898 e morreu em 1938, então para que se consiga entender os fatos ocorridos torna-se necessário que se conheça como era a realidade sócio-economica naquele período, percebendo a seca que assolava o nordeste, a presença do coronelismo e a função e atitudes das Volantes. Alguns itens eram e são utilizados até hoje servindo de pano de fundo para a criação de marcas, são eles: chapéu, mosquetão, faca, cartucheira, bornal, lenço, pistola parabélum, alpercata, platina, luva, coberta e cantil. Os cangaceiros eram nômades, inicialmente grupos formados por homens, tendo só em 1930 a presença feminina, o que leva a marcos significativos a nível comportamental, entrando em loco a figura de Maria Bonita, companheira de Lampião com que teve uma filha a qual torna-se responsável pela proteção de seu legado. Pensar Lampião como herói ou bandido leva o imaginário ao seu ápice o que gera grande interesse a nível marcário, logo considerando ser necessário a presença do registro e da proteção. Para que este entendimento possa ser vislumbrado tem-se como objetivo analisar o impacto da marca Lampião junto aos registros no INPI. A partir dos dados coletados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial foi realizada uma pesquisa descritiva, documental com uma análise de dados quantitativa e qualitativa a partir dos pedidos de registro da marca Lampião no mês de agosto de 2017. De acordo com os registros e análise constatou-se no que se refere ao tipo que existe maior número de registro de marcas mistas, no que se refere ao status e situação existe predominância de pedidos arquivados, no que tange as características predominam os produtos, sendo que em classe tem-se maior número de pedidos em NCL (9), NCL (10), NCL (8), tendo predominância dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, com picos de pedidos nos anos de 1982, 2000, 2011 e 2016. Fica evidente que existe interesse e exploração da marca Lampião, devendo-se incentivar a busca por registro e proteção junto ao INPI.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2573323 - ANA KARLA DE SOUZA ABUD
Presidente - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo à Instituição - TARCÍSIO FULGÊNCIO SILVA

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