UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
05/02/2018 10:14

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Sala de Semináro Departamento de Computação - A sala de seminário fica no novo prédio do departamento de computação que fica ao lado do centro de vivência. A chave fica na secretaria do departamento
TÍTULO: Pedagogia do Convento: oportunidades e limites da formação religiosa feminina
PALAVRAS-CHAVES: Educação Feminina. História da Educação. Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Sergipe.
ÁREA: Educação

Esta Tese tem como objetivo investigar a formação dispensada à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e à Pedagogia do Convento utilizada por esta instituição para a preparação de suas adeptas. De maneira especial, os processos formativos religiosos e educacionais, perpassando pelo início da vida escolar e religiosa, itinerário formativo e escolhas profissionais. Para isso elegemos como recorte temporal o período compreendido entre o século XX e o XXI, tendo em vista uma melhor contextualização e alguns antecedentes históricos, bem como a localização de algumas fontes. Mediante a pesquisa sobre formação de religiosas, os fundamentos teórico-metodológicos que baseiam essa Tese estão contidos nos conceitos de Habitus, Campo Religioso, Distinção e Poder Simbólico, apresentados por Pierre Bourdieu. Ao lado destes conceitos, contamos ainda com outros, como Disciplina (Foucault), Vigilância e Instituições Totais (Goffman), Carisma (Weber), Representação (Chartier) Memória e Memória Coletiva (Pollak e Halbwachs). Essas apreciações foram necessárias para o entendimento das relações desenvolvidas em ambientes sacros, bem como na instrução e preparo das novas religiosas. As fontes aplicadas nessa pesquisa foram: cartas, relatórios, cadernos, planos de formação, instruções normativas, além das entrevistas, através das quais tivemos acesso às memórias das religiosas. Pretendemos com esta investigação contribuir para os Campos da História da Educação e da Educação Feminina.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
Externo à Instituição - PAULA LEONARDI