UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JOSE ADAILTON BARROSO DA SILVA
05/02/2018 09:52

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ADAILTON BARROSO DA SILVA
DATA: 23/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DE PÓS - GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: Sinaes:Política de ordenamento para controle e poder do território.
PALAVRAS-CHAVES: Estado; Capital; Território; Sistema de Avaliação; desenvolvimento regional; atores sintagmáticos.
ÁREA: Geografia

A expansão dos cursos superiores a partir da década de 1990 institui o SistemaNacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), através da lei 10.861, de 14de abril de 2004, tendo como base a avaliação de três componentes principais: aavaliação das instituições, avaliação dos cursos e o desempenho dos estudantes.Esse sistema de avaliação passa a aferir a qualidade e expansão de novoscursos e controlar a oferta de vagas. A análise desenvolvida nessa tese entendeque esse sistema faz parte da expansão do projeto neoliberal na educação, ondeos Estados-nações passaram a reestruturar o ensino superior com o objetivo deatender à chamada Revolução Técnico-Científica. Este sistema foi implantado nasdiferentes escalas geográficas, seguindo o modelo implantado na Europa, paracolocar as universidades europeias no mesmo nível de competição dasuniversidades norte-americanas, objetivando, medir a qualidade do ensinomediante metas de produtividade e eficiência de cursos e instituições. Nessesentido a análise da Tese é conduzida a partir do entendimento da inclusão daeducação no âmbito da lógica do sistema neoliberal. O olhar geográfico éfundante para o debate ao estabelecer a crítica ao Sinaes como condutor dodiscurso do desenvolvimento regional, e como um instrumento de poder naregulação do território para atender ao interesse da ação hegemônica do capital,apontando para uma política condutora de um discurso de qualidade, imposto poratores sintagmáticos, que envolvidos na implementação, discussão e embatecontraditório entre a necessidade de regulação e controle, ordena o território elegitima a reprodução das desigualdades socioespaciais.

Presidente - 154.911.375-53 - ALEXANDRINA LUZ CONCEICAO
Interno - 2298414 - ANA ROCHA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Externo à Instituição - CARLA NORMA CORREIA DOS SANTOS