UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 13 de Junho de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNÓLIA LOURENÇO DA SILVA NETA
01/02/2018 16:19


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNÓLIA LOURENÇO DA SILVA NETA
DATA: 20/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Escritório de apoio da Embrapa Semiárido, Centro de Petrolina, PE.
TÍTULO: “AVALIAÇÃO E RECOMENDAÇÃO DE ESPECTRÔMETROS NIR PORTÁTEIS PARA O CONTROLE DE QUALIDADE DE MANGAS PRODUZIDAS NO VALE DO SÃO FRANCISCO E DEFINIÇÃO DO PONTO ÓTIMO PARA A COLHEITA VISANDO A EXPORTAÇÃO E A COMERCIALIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO”
PALAVRAS-CHAVES: Tommy Atkins, Palmer, exportação, espectrometria NIR, calibração
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Fisiologia Pós-Colheita
RESUMO:

No Brasil a exportação de manga tem uma crescente significativa, sendo está responsável por um elevado giro de capital. O mercado da exportação vem se tornando cada dia mais seletivo e exigente, com isso busca-se sempre a melhor fruta. A busca pela melhor fruta leva a criação de parâmetros de comparação, sendo a porcentagem de matéria seca um deles. O teor de matéria seca de uma das variáveis que vem sendo associada à qualidade de consumo da fruta. Com isso esse projeto tem como objetivos avaliar o desempenho de diferentes espectrômetros NIR portáteis para a determinação de parâmetros de qualidade em mangas ‘Tommy Atkins’ e ‘Palmer’ no momento da colheita, e selecionar o equipamento mais apropriado para esta finalidade; e determinar a faixa ideal de MS que os frutos devem possuir no momento da colheita para serem exportados ou comercializados no mercado interno, considerando o tempo de transporte e a aceitação dos consumidores. As variedades Tommy e Palmer, uma vez que são as mais exportadas, serão as utilizadas nesse estudo. Serão utilizados três espectrômetros, sendo eles F-750 Produce Quality Meter (Felix Instruments, Estados Unidos), que permite o registro de dados na faixa espectral de 400 a 1100 nm; Tellspec (Tellspec, Estados Unidos), que permite o registro de dados na faixa espectral de 900 a 1700 nm; e Scio (Consumer Physics, Israel), que permite o registro de dados na faixa espectral de 700 a 1100 nm. Parâmetros como intervalo de aquisição de dados, tempo de integração e tempo de medida serão definidos de acordo com as possibilidades oferecidas por cada equipamento. Os espectros serão registrados em dois pontos distribuídos ao longo da região equatorial, localizados em cada lado do fruto. As medidas serão realizadas posicionando-se cada espectrômetro diretamente sobre a casca dos frutos. Após a calibração e validação dos equipamentos para a determinação dos teores de matéria seca, o equipamento mais preciso será utilizado para a colheita de mangas com diferentes faixas de matéria seca, as quais serão submetidas ao teste de aceitação e intenção de compra dos consumidores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 225.961.678-08 - ALINE TELLES BIASOTO MARQUES
Externo à Instituição - ANA CECÍLIA POLONI RYBKA
Externo à Instituição - CLIVIA DANUBIA PINHO DA C. CASTRO
Interno - 681.817.794-87 - MARIA AUXILIADORA COÊLHO DE LIMA
Presidente - 969.210.210-68 - SÉRGIO TONETTO DE FREITAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15368-99f189d34b