UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA JOSE TORRES LIMA
31/01/2018 07:37

DISCENTE: MARIA JOSE TORRES LIMA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Didática 06, sala 106
TÍTULO: A OFERTA DE ENSINO ATRAVÉS DOS ANÚNCIOS DE JORNAIS SERGIPANOS: A EDUCAÇÃO DOMÉSTICA NA CASA DO MESTRE E DA FAMÍLIA (1880-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Educação doméstica. Modernização. Ensino. Anúncios de jornal. Oferta de ensino.

A presente dissertação situa no campo da História da Educação e tem por finalidade analisar a oferta de ensino anunciada por professores e professoras nos jornais do Estado, cujo local de ensino era a sua própria casa ou a da família do estudante, ao longo do período de 1853 a 1930. Para isso, fora realizada análise documental e bibliográfica, compreendendo a investigação dos documentos oficiais (nacional e sergipana) e jornalísticos disponíveis nos acervos do Conselho Estadual de Educação – CEE/SE, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, e do Arquivo Público do Estado de Sergipe, conforme o período delimitado. Para fundamentar a análise histórica, considerou-se o contexto sócio-político que conformaram as sociedades sergipana e brasileira, momento em que se vivenciavam as mudanças sociais, políticas, econômicas e educacionais devido a transição do sistema Imperial para o Republicano. Neste sentido, os esforços do presente estudo é compreender os processos de modernização através da história da educação doméstica existente e anterior ao sistema escolar com a criação dos grupos escolares que, conforme indica os estudos históricos da educação, se instalou de modo desigual nas diferentes regiões do estado brasileiro. Nossa hipótese é que fragilidade e os ensaios de instalação da ordem educativa pública estatal apresentada em Sergipe mantiveram e deram sobrevida à modalidade de educação realizada no espaço privado da casa que, não obstantes de suas profundas transformações, persistem na realidade educacional atual, desta vez, sob o contorno do “ensino de banca”.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - CARLOTA BOTO