UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA OLIVEIRA MOURA
29/01/2018 16:26

DISCENTE: MARCIA OLIVEIRA MOURA
DATA: 20/02/2018
LOCAL: DEPARTAMENTAL II (AUDITÓRIO DE GEOGRAFIA)
TÍTULO: EMPODERAMENTO FEMININO: PROPOSTA DE TRABALHO PARA CONSTRUÇÃO DE PONTOS DE VISTA POR ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Empoderamento Feminino. Ponto de Vista.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este projeto de pesquisa-ação está voltado à melhoria da prática docente no que se refere ao trabalho, em sala de aula, sobre os recursos necessários para a articulação de ideias e para a elaboração de ponto de vista consistente sobre o empoderamento feminino. O objetivo geral do projeto é colaborar com a formação de professores voltada ao trabalho com a elaboração de pontos de vista a partir de diferentes gêneros discursivos que tematizam o empoderamento feminino. Metodologicamente, foram seguidas as seguintes etapas: 1.pesquisa bibliográfica e organização de um pré-teste com a intenção de estabelecer encaminhamentos para a pesquisa; 2.elaboração de uma sequência de atividades que pode ser resumida da seguinte maneira: uma atividade de sondagem que consiste na produção de um vídeo de um minuto cuja temática seja o cotidiano de uma adolescente e cinco atividades sequenciais (direcionadas ao estudo dos operadores argumentativos em textos, aos diferentes gêneros, à construção de pontos de vista, à análise de vídeo e à produção de um roteiro de vídeo). Após a análise dos resultados, como produto final deste Mestrado Profissional, optou-se pela produção de um vídeo destinado à formação de professores. Os dados reunidos no pré-teste serão analisados a partir das ideias dos seguintes autores: Foucault (1995) para discutir as relações de poder na sociedade; Carvalho (2011), Spivak (2010), Muniz (2017) e Bandeira (2017) para definições de empoderamento feminino e subalternidade. Para tratar da produção da argumentação foram utilizadas as ideias de Meyer (1982; 1991), Barroso (2007), Magalhães (2013) e Koch (2017). E para a definição de ponto de vista e suas relações com aspectos linguísticos foram utilizados os postulados de Rabatel (2016). Os resultados parciais apontam que existe uma limitação no uso dos operadores argumentativos pelos estudantes de nono ano do ensino fundamental o que dificulta a construção de pontos de vista consistentes. Espera-se que, com a realização desta pesquisa, o conhecimento dos estudantes sobre os recursos argumentativos para a construção de pontos de vista seja ampliado e que possam compreender e questionar os discursos que lhes cercam para, deste modo, alcançar atitudes transformadoras no que se refere ao respeito a homens e mulheres.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - MARIA DA PENHA CASADO ALVES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10