UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
29/01/2018 15:22

DISCENTE: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - (DED)
TÍTULO: RETEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS ESCRITAS EM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Adequação Contextual. Retextualização. Competências Escritas. Caderno Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

As transformações sociais pelas quais o mundo passou, em decorrência da diminuição dafronteira entre o rural e o urbano ou do crescimento no uso de tecnologias, entrelaçarammuitas atividades sociais dos indivíduos à prática da escrita. As estratégias de ensino adotadasnas escolas precisaram ser revistas devido a essa dinâmica social, uma mudança que foireforçada pelo progresso dos estudos científicos na área da educação. Disso decorre que, osdocentes precisam buscar novas formas de favorecer a inserção social de seus alunos por meioda adoção de diferentes estratégias de ensino no ambiente escolar. Este trabalho surge dessemovimento que almeja a melhoria do desempenho de estudantes no manuseio da LínguaPortuguesa. Nesse sentido, este relatório apresenta os resultados de uma intervençãopedagógica realizada na turma do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio EstadualAlfredo Montes (CEAM), da Cidade de Nossa Senhora do Socorro-SE, que demonstroudemandas na produção escrita. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do MestradoProfissional em Letras – PROFLETRAS, Unidade São Cristóvão, da Universidade Federal deSergipe e foi conduzida conforme a metodologia da pesquisa-ação de Tripp (2005), tendocomo foco de pesquisa a adequação contextual escrita desses alunos. O objetivo daintervenção foi o desenvolvimento de competências escritas dos discentes, por meio daretextualização que foi usada como uma estratégia para o ensino comparado entre gênerosescritos, oportunizando a produção de uma notícia a partir de um conto. Para tanto,elaboramos um Caderno de Atividades Pedagógicas para o aluno, contendo orientações aoprofessor, que foi atrelado a uma Sequência Didática resultante da intersecção das sequênciasde Cosson (2016) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), objetivando atenuar as dificuldadesencontradas na mencionada turma. O Caderno e a Sequência Didática foram concebidos combase nos pressupostos teórico-metodológicos de Bronckart (2006), com o InteracionismoSociodiscursivo, cuja concepção de texto foi adotada e que regulou o tratamento dado aosoutros estudos, como os da retextualização de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2010); dacontextualização de Koch e Elias (2015b), Baltar (2003) e Lima (2010); das estratégias deleitura de Solé (1998) e Koch e Elias (2015a); também, as sugestões para a produção escritade Passarelli (2012); além da correção interativa de Soares (2009) e das orientações dedocumentos oficiais que guiam o exercício profissional de educadores, como a Base NacionalComum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa(PCNLP). Os resultados mostraram que a passagem de um gênero, com predominância desequências narrativas e descritivas, para um relato é um desafio para o estudante habituado acontar estórias e que essa prática precisa ser proporcionada com mais frequência na escola,para que a oportunidade de dominar outras linguagens seja oferecida efetivamente ao aluno.Por fim, as produções textuais dos participantes da pesquisa apresentaram diferentes níveis deadequação contextual e ao gênero, o que indica que o ensino sistematizado da retextualizaçãoé um caminho viável para levá-los a escrever de forma contextualizada.

Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf