Banca de DEFESA: ALESSANDRA MARIA SILVA NASCIMENTO
29/01/2018 13:49
Atualmente, reconhecer e valorizar o papel da leitura nas práticas de linguagem é contribuir para a formação de sujeitos críticos e autônomos. Desta forma, visando desenvolver o letramento em leitura em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008), de natureza intervencionista, desenvolve um material com atividades e um jogo didático para estimular estratégias de leitura e interpretação de texto, fundamentando-se, para tanto, no ensino-aprendizagem da paródia, um dos tipos de intertextualidade, termo originalmente difundido por Kristeva (1979). Trata-se de um Caderno Pedagógico utilizado para trabalhar a leitura do texto parodístico, que tem como suporte teórico Bakhtin (2003), Genette (2006), Koch, Bentes e Cavalcante (2009) e Sant’anna (2000) quanto à presença da intertextualidade e os efeitos de humor e ironia em memes (textos multimodais que circulam nas redes sociais). Por meio desse objeto de aprendizagem, cujos procedimentos metodológicos se baseiam no trabalho de Bronckart (2006) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), é possível relacionar o uso de regularidades em textos que caracterizariam a estrutura do gênero textualmente, viabilizando a proficiência em leitura. Os resultados traduzem a necessidade de aperfeiçoar a proposta por meio de atividades conectadas ao conteúdo e que permitam aos alunos com pouca habilidade leitora melhorarem o desempenho. Efetivamente, os que demonstraram mais fluência com o uso das estratégias obtiveram melhor êxito na leitura.
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