Banca de DEFESA: ANGELA MARIA DE ARAÚJO MENEZES
29/01/2018 13:40
O mundo contemporâneo estabelece-se como um convite à leitura. Enxergamos o mundo atual não só através dele, mas também através das telas dos aparelhos digitais, cartazes, outdoors etc. Essa leitura rápida e que envolve múltiplas semioses, exige dos alunos uma leitura proficiente. Instrumentos diagnósticos de avaliação demonstram que em leitura, o aluno brasileiro encontra-se em situação crítica, e em sua maioria, não conseguem ultrapassar a compreensão da superficialidade textual. Com o intuito de instigar os alunos a uma leitura mais aprofundada e crítica, será elaborada uma proposta de intervenção, a partir do gênero textual anúncios publicitários, gênero que faz parte do dia-a-dia dos discentes. A citada proposta será baseada no modelo tridimensional de Fairclough (1992), e nos postulados da Análise do Discurso Crítica (ADC), que entende o discurso como prática linguística, discursiva e social. Na prática linguística o enfoque énas metáforas da vida cotidiana, como artifício de linguagem que colaboram para a compreensão e o propósito do gênero anúncio publicitário. Na prática discursiva e social objetiva-se que o aluno possa posicionar-se criticamente perante o texto, desnaturalizando os discursos hegemônicos, através dasideologias subjacentes.O aporte teórico fundamenta-se em estudiosos como: Bakhtin (1952), Marcuschi (2008), Freire (2016), Kleiman (2003), Foucambert (1994), Lakoff e Johnson (2002), Meurer (2014), Pedrosa (2008), Rojo (2009, 2012), Ramalho (2011), entre outros. Vale-se, nesta empreitada, da metodologia etnográfica colaborativa, tendo como objeto da pesquisa a ação/reflexão/ação numa construção dos sujeitos parceiros professor/aluno.
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