Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA OLIVEIRA VIEIRA
29/01/2018 10:17
Este trabalho investiga a construção de narrativas de autorrepresentação nos curtas brasileiros contemporâneos, realizados por cineastas negras. Para isso, partimos das discussões sobre os conceitos de identidade, diferença e autorrepresentação, propostas pelos Estudos Culturais e por teóricos pós-colonialistas, de modo a problematizar as narrativas de si no cinema contemporâneo. Também nos apoiamos nas teorias do cinema para discutir sobre raça e gênero e os marcos do cinema negro no Brasil, onde se destacam especialmente as construções acerca da mulher negra no cinema de grande bilheteria. Por fim, para atravessar o universo criativo e de coletividade desses filmes, analisamos as narrativas de autorrepresentação e as políticas da coletividade nos curtas-metragens Kbela (2015), Caixa D’água, quilombo é esse? (2012) e Elekô (2015), a partir dos procedimentos metodológicos propostos por Francisco Elinaldo Teixeira (2012) e pela abordagem da Teoria dos Cineastas, de Manuela Penafria, André Rui Graça e Eduardo Tulio Baggio (2015).
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