UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: CLEDSON BATISTA DOS SANTOS
25/01/2018 09:19


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEDSON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 31/01/2018
HORA: 14:30
LOCAL: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
TÍTULO: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE: UMA ANÁLISE DO SERVIÇO GERENCIADO PELA DIVISÃO DE TRANSPORTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE NO PERÍODO DE 2014 A 2016
PALAVRAS-CHAVES: Gerencialismo; Eficiência; Eficácia; Efetividade; Serviços de Transportes;
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
RESUMO:

As crises fiscais que atingiram as economias ao redor do mundo, associado às pressões sociais por melhores serviços prestados pelo poder público, fomentaram práticas gerencialistas típicas da iniciativa privada ao colocar a preocupação com o cidadão/cliente como o foco da atividade estatal, passando a se preocupar não apenas em realizar a obra, mas em fazê-la de forma eficiente e efetiva à sociedade. A preocupação não é só com a correta aplicação dos recursos públicos, mas com o investimento eficiente e capaz de produzir à sociedade os bens e serviços demandados. O objetivo da presente pesquisa é identificar os padrões de eficiência, eficácia e efetividade praticados pelo serviço de transporte gerenciado pela Divisão de Transportes (DITRAN) da Universidade Federal de Sergipe, entre os anos de 2014 a 2016 e apresentar possibilidades para a melhoria da instituição ao proporcionar o apoio logístico esperado pela comunidade, tomando por base os seguintes objetivos específicos: i) verificar a eficácia do serviço de transporte ofertado à comunidade da UFS identificando possíveis demandas reprimidas ou superdimensionamento do quadro de veículo, níveis de acessibilidade, volume e cobertura de atendimento; ii) b) identificar a eficiência enquanto resultado das rotinas e procedimentos adotados pela DITRAN; iii) identificar a efetividade decorrente das práticas do setor de transportes na gestão dos serviços; iv) d) apresentar proposta de intervenção identificando as oportunidades de melhorias do serviço de transportes. Esta pesquisa é um estudo de caso, exploratório e descritivo, com abordagem mista, quantitativa numa primeira etapa, e qualitativa com realização de entrevistas com os gestores do serviço de transporte, e adota, enquanto unidade de análise, a DITRAN/UFS. Foram aplicados 46 questionários àqueles que são definidos como requisitante ou responsável pelo deslocamento/viagem, assim qualificados conforme Portaria nº 377 que regulamenta os procedimentos para requisição de veículos. Após a realização do diagnóstico da situação organizacional com o foco na eficácia, eficiência e efetividade do serviço de transportes, foi realizada a proposta de intervenção organizacional a partir do plano de ação, com base na ferramenta 5W2H, que se proponha a levantar alternativas de soluções para o quadro delineado, sinalizando à necessidade de atualização da portaria 377/2016 como forma de melhoria.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1685892 - LUIZ CARLOS DE SANTANA RIBEIRO
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Presidente - 1825048 - NATHALIA CARVALHO MOREIRA

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