UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: BRENO SANTANA SANTOS
19/01/2018 20:41


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO SANTANA SANTOS
DATA: 08/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários
TÍTULO: Uma Abordagem para Aumento de Empatia das Interações Textuais em Sistemas Colaborativos
PALAVRAS-CHAVES: Empatia; Sistemas Colaborativos; Mineração de Textos; Neurolinguística; Engenharia de Software Experimental.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

A empatia desempenha um papel essencial em interações sociais, como, por exemplo, em processos de ensino-aprendizagem efetivos, nas relações professor-aluno e nas relações empresa-cliente ou colaborador-consumidor, retendo potenciais parceiros e proporcionando-lhes maior satisfação. Em paralelo, a Comunicação Mediada por Computador (CMC) auxilia as pessoas em suas interações, especialmente quando é necessário contornar as limitações de espaço-tempo. Em CMC, existem diversas abordagens para promover empatia em interações sociais ou humano-computador. Contudo, para este tipo de comunicação, um mecanismo pouco explorado para ganho de empatia é o uso da teoria da Neurolinguística, a qual apresenta a possibilidade de desenvolvimento de Sistemas Representacionais Preferenciais (SRPs) para cognição em seres humanos. Neste contexto, o presente trabalho apresenta a concepção e os resultados obtidos por meio de avaliações experimentais da biblioteca NeuroMessenger, a qual utiliza Neurolinguística, Psicometria e Mineração de Textos para promover empatia entre interlocutores, a partir da identificação de SRPs e sugestão de matching (espelhamento) textual baseado nesta identificação. Os resultados mostraram que a utilização do mesmo padrão de texto (SRP) aumenta a empatia entre os interlocutores de Sistemas Colaborativos, evidenciando que o recurso de matching pode melhorar significativamente a comunicação e formação de rapport em ambientes digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227110 - METHANIAS COLACO RODRIGUES JUNIOR
Interno - 2527554 - HENDRIK TEIXEIRA MACEDO
Externo à Instituição - FLAVIA MARIA SANTORO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12646-2c874e3307