Banca de DEFESA: MARCOS ANDRE DE SOUZA
18/01/2018 10:20
Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo digital Leitor-Detetive, uma ferramenta para a leitura de artigos de opinião, o qual visa desenvolver a leitura analítica, interpretativa e crítica de alunos do 9º ano. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e de naturezas interpretativa e intervencionista. O embasamento teórico deste objeto de aprendizagem foi construído com as lições de Huizinga (2014), Roiphe (2017), Kleiman (1993), Koch; Elias (2016), Marcuschi (2017) Leffa (1999) e Silva (1998). No jogo, estão presentes artigos de opinião com posicionamentos contrários, mas construídos a partir de um mesmo parágrafo de introdução. A interação entre aluno-jogo-aprendizagem está presente, através da multimodalidade de textos. O objeto de aprendizagem foi aplicado na Escola Estadual José de Alencar Cardoso, no 9ºA. A análise dos dados indicou melhora nos resultados de questões associadas a descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SAEB). Inserido num conjunto de ações pedagógicas sistematizadas, Leitor-Detetive pode auxiliar no desenvolvimento da leitura de aluno do 9º ano e na formação de cidadãos preparados para o exercício das práticas sociais.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10