UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA SILVA SANTOS
18/01/2018 07:51

DISCENTE: DIANA SILVA SANTOS
DATA: 20/02/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DA POSGRAP
TÍTULO: O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS RACISTAS: UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO TEXTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão textual. Efeito de humor. Gênero piada. Processo de ensino-aprendizagem
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Sabe-se que trabalhar o ensino da língua é um grande desafio para os professores da área, pois há um fracasso quanto ao desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita apresentadas pelos discentes nos diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados de exames como PISA e SAEB confirmam tal cenário. Nesse contexto, constatou-se, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Feira Nova/SE, que os estudantes apresentavam dificuldades para identificar o efeito de humor nos textos lidos. Assim, este estudo pretende verificar como a identificação dos elementos responsáveis pela construção do efeito de humor, no gênero piada, pode funcionar como um exercício para a compreensão textual. Desse modo, conhecer a caracterização textual do gênero piada, identificar nele as estratégias utilizadas para a produção do efeito de humor e registrar por escrito como se deu esse processo de identificação caracterizam-se como etapas de suma importância. Para tanto, adota-se como eixo basilar a análise da língua em uso, dentro de um processo interativo, a par da necessidade de se alicerçar o processo de ensino-aprendizagem no trabalho com o texto, com ênfase na interpretação e na compreensão textual. Ganham relevo os trabalhos de Muniz (2004) e Possenti (1998) quanto à concepção da piada enquanto gênero textual; o processamento do humor destacado em Possenti (1998), Raskin (1987) e Travaglia (1990); e a prática de ensino voltada para a compreensão textual apresentada por Mascuschi (2008) servirão de aporte teórico. Metodologicamente, propõe-se a produção de um Caderno Pedagógico, o qual contemplará atividades com o gênero piada e suas especificidades, a construção do efeito de humor, a leitura, a produção textual e, por fim, mas igualmente importante, a compreensão textual. Dessarte, a reflexão crítica, o desenvolvimento da competência comunicativa e, por conseguinte, a participação ativa na vida social tornam esta proposta relevante para o estudo de Língua Portuguesa.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf