Banca de QUALIFICAÇÃO: NICÉLIA NUNES AZEVÊDO PEREIRA
17/01/2018 15:39
Este estudo, intitulado "O diálogo verbo-visual nas tirinhas: formação de leitores no Ensino Fundamental” tem como objetivo trabalhar atividades, em sala de aula, que contribuam para promover a aquisição de habilidades de leitura a alunos de uma turma do 6º ano, da Escola Professor Acrísio Cruz, vinculada à Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe, partindo do trabalho com o gênero textual tirinha. O foco dessa investigação concentra-se na leitura das onomatopeias, bastante presentes no gênero tirinha, e sua articulação verbo-visual na construção de sentidos. Embora pareça uma figura muito simples, a onomatopeia tem assumido um papel cada vez mais significativo na leitura desse gênero, quando se observam as tipologias de balões e de caracteres que ela tem assumido. Para tanto, faz-se necessário um estudo à luz das teorias na perspectiva da linguagem. Nesse sentido, a pesquisa será realizada no âmbito da formação de leitores, de abordagem qualitativa e com viés interpretativista, com base nos estudos de Bakthin (1992; 2003), Dionísio (2007; 2010), Koch e Elias (2015), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Ramos (2007; 2014; 2017), Solé (1996), dentre outros autores. O trabalho será estruturado em torno de uma sequência didática que contempla uma série de atividades de leitura e um jogo que, para sua execução, requerem a leitura simultânea das linguagens verbal e visual, constitutivas do gênero tirinha. A sequência será aplicada na turma selecionada e os alunos irão trabalhar atividades relacionadas à composição do gênero tirinha, tendo como foco o estudo das onomatopeias (formato de letras, tamanhos, cores e formato dos balões). Desse modo, realizarão a leitura concomitante da palavra e da imagem para a construção de sentidos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10