UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCIENE DE MOURA
17/01/2018 15:38

DISCENTE: MARIA LUCIENE DE MOURA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: Auditório PRODEMA
TÍTULO: NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
PALAVRAS-CHAVES: leitura, literatura, letramento literário, narrativas míticas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Diante do desafio proposto à escola e aos professores de língua portuguesa de formar leitores proficientes nas leituras escolares e de mundo é que o presente projeto, ancorado na literatura e na concepção de letramento literário (Cosson, 2016), propõe uma pesquisa de caráter intervencionista a ser aplicada em uma turma de 7º ano da Escola Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, localizada na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), tendo como objetivos promover a ampliação da competência leitora dos alunos, ao desenvolver a habilidade interpretativa, por meio da análise da estrutura narrativa e da linguagem literária das narrativas míticas, contribuir para a promoção do letramento literário, despertar o gosto e o hábito da leitura, além da realização de leituras literárias que vão além da mera decodificação dos textos, apreendendo e refletindo sobre as temáticas e as estruturas subjacentes. Para a execução de tal proposta lançaremos mão da leitura literária, empregando os passos da Sequência Básica - motivação, introdução, leitura e interpretação - elaborada por Cosson (2016) e fazendo uso da técnica da oficina para explorarmos as narrativas míticas da obra Histórias Greco-Romanas, recontadas por Ana Maria Machado (2013), por acreditamos que a leitura de textos literários, por meio do gênero mito, e em conformidade com a concepção do letramento literário pode contribuir para a aquisição e consolidação de saberes linguísticos e literários essenciais à formação plena do sujeito leitor. Em razão disso, nossa proposta de trabalho está fundamentada essencialmente nas teorias linguísticas e literárias de autores como Solé (1998), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Geraldi (2012), Cosson (2016), Candido (1998) e Terra (2014), entre outros, quando trata da leitura, literatura e letramento literário; e dos teóricos Campbell (2016), Eliade (1973), Rocha (2012), Fiorin (1998), Proença Filho (2007), etc., quando trata do mito, da estrutura narrativa e da linguagem literária.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo ao Programa - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a