UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA DANIELE LIMA MENEZES ALVES
16/01/2018 06:57


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA DANIELE LIMA MENEZES ALVES
DATA: 30/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Téorica do Departamento de Odontologia
TÍTULO: EFEITO DO USO PRÉVIO DE OXALATO DE POTÁSSIO COMPARADO AO NITRATO DE POTÁSSIO NA SENSIBILIDADE DENTAL RELACIONADA AO CLAREAMENTO EM CONSULTÓRIO: ESTUDO CLINICO RANDOMIZADO TRIPLO CEGO.
PALAVRAS-CHAVES: Clareamento; Peróxido de Hidrogênio; Oxalato; Sensibilidade; Cor
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

O clareamento de consultório é uma técnica simples e com bons resultados dentre tratamentos não invasivos, mas, pode causar sensibilidade dental. O objetivo deste estudo foi comparar o efeito do uso prévio de dois agentes dessensibilizantes na redução de sensibilidade dental provocada por procedimento clareador executado em consultório. Foram selecionados 48 pacientes, divididos em função dos grupos: aplicação de Nitrato de Potássio (NP), de um lado da arcada superior e inferior e Oxalato de Potássio (OP), do lado oposto (Split-Mouth). Os pacientes receberam a aplicação dos dessensibilizantes sobre a face vestibular dos dentes superiores durante 10 minutos antes do procedimento clareador, que foi realizado com peróxido de hidrogênio a 35%, em uma única aplicação de 40 minutos. O nível de sensibilidade foi mensurado nos tempos: inicial, durante (40º minuto), 24 horas após o procedimento clareador e o seu maior pico de dor durante todo o processo, usando a escala verbal. A alteração de cor dos dentes foi mensurada através da escala Vita Bleach Guide uma semana após cada procedimento de clareamento. Na avaliação de sensibilidade pela escala verbal durante e após às 24h foi aplicado o teste da razão de chance (Odds ratio), o risco relativo, teste de Fisher e teste de Mcnemar. Os dados da intensidade de sensibilidade durante às primeiras 24h foi calculado pelo teste de Wilcoxon, e para a escala Vita Bleach Guide os testes de Friedman e Mann-Whitney (α = 0,05). Para avaliação da sensibilidade pela escala verbal não houve diferença significativa entre os grupos avaliados durante e nem após 24h. Na avaliação da intensidade da dor também não houve diferença significativa entre os grupos. Para avaliação da cor na escala Vita Bleach Guide não houve diferença entre os grupos nos três tempos quando comparados, onde os escores de cor foram diminuindo com o tempo nos dois grupos, obtendo-se efetividade no clareamento. Assim, os dois dessensibilizantes apresentam comportamentos semelhantes na redução da sensibilidade trans. e pós-operatória sem interferir no resultado final da cor.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1776684 - ANDRE LUIS FARIA E SILVA
Externo ao Programa - 1965631 - DANIEL MARANHA DA ROCHA
Presidente - 1694366 - MARIA AMALIA GONZAGA RIBEIRO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5