Banca de DEFESA: WALNEYDE DE SANTANA LIMA
15/01/2018 13:14
Estando cientes de que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como foco a preparação do aluno para o uso efetivo da linguagem em suas práticas sociais, o ensino de produção de texto deve-se tornar prioritário, na perspectiva de levar o aluno a interagir socialmente por meio da linguagem. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa traz uma proposta de estudo focada na produção do gênero resenha crítica, tendo como ponto de partida os filmes nacionais Branco sai, preto fica, (longa-metragem); A negação do Brasil, ( documentário); O dia de Jerusa ( curta-metragem) e um longa norte-americano 42- A História de uma lenda, que trazem como eixo temático o preconceito racial. Os sujeitos envolvidos são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal situada em Aracaju-SE. Tivemos o intuito de saber como as condições de produção desse gênero podem contribuir para a ampliação da competência argumentativa dos alunos, já que a crítica é um elemento constitutivo desse gênero e que a temática escolhida pede também um posicionamento sobre o assunto. A metodologia seguiu orientações da pesquisa-ação numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação incluíram questionários, observações em sala de aula, leituras teóricas e dos filmes escolhidos e análise da produção textual dos alunos, tendo como base os estudos sobre o gênero e sobre a argumentação. Além de ser muito usada na esfera acadêmica, a resenha tem espaço garantido em suportes como jornais e revistas, e se faz muito importante não só por desenvolver habilidades como descrever e resumir, mas também por ser uma ótima oportunidade para reflexões críticas em torno das obras resenhadas. Considerando o cinema como arte e entretenimento, admite-se que é um recurso que visa à formação sociocultural, uma vez que é fonte de cultura e conhecimento. Para subsidiar nossa pesquisa, elegemos como referencial teórico Bakhtin (2010) Fiorin (2016), Ferreira (2010), Andrade (2006), Machado (1996), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Antunes ( 2009), Bazerman (2011), Rodrigues (2005), Rojo ( 2005, 2008, 2015), Meyer (2008), Chaim Perelman e Tyteca (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros.
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