UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: WALNEYDE DE SANTANA LIMA
15/01/2018 13:14

DISCENTE: WALNEYDE DE SANTANA LIMA
DATA: 23/02/2018
LOCAL: Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: Resenha crítica de filmes com o eixo temático preconceito racial: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da competência argumentativa
PALAVRAS-CHAVES: Competência argumentativa. Cinema. Práticas sociais. Preconceito Racial. Resenha crítica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Estando cientes de que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como foco a preparação do aluno para o uso efetivo da linguagem em suas práticas sociais, o ensino de produção de texto deve-se tornar prioritário, na perspectiva de levar o aluno a interagir socialmente por meio da linguagem. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa traz uma proposta de estudo focada na produção do gênero resenha crítica, tendo como ponto de partida os filmes nacionais Branco sai, preto fica, (longa-metragem); A negação do Brasil, ( documentário); O dia de Jerusa ( curta-metragem) e um longa norte-americano 42- A História de uma lenda, que trazem como eixo temático o preconceito racial. Os sujeitos envolvidos são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal situada em Aracaju-SE. Tivemos o intuito de saber como as condições de produção desse gênero podem contribuir para a ampliação da competência argumentativa dos alunos, já que a crítica é um elemento constitutivo desse gênero e que a temática escolhida pede também um posicionamento sobre o assunto. A metodologia seguiu orientações da pesquisa-ação numa perspectiva de abordagem qualitativa. Os instrumentos de investigação incluíram questionários, observações em sala de aula, leituras teóricas e dos filmes escolhidos e análise da produção textual dos alunos, tendo como base os estudos sobre o gênero e sobre a argumentação. Além de ser muito usada na esfera acadêmica, a resenha tem espaço garantido em suportes como jornais e revistas, e se faz muito importante não só por desenvolver habilidades como descrever e resumir, mas também por ser uma ótima oportunidade para reflexões críticas em torno das obras resenhadas. Considerando o cinema como arte e entretenimento, admite-se que é um recurso que visa à formação sociocultural, uma vez que é fonte de cultura e conhecimento. Para subsidiar nossa pesquisa, elegemos como referencial teórico Bakhtin (2010) Fiorin (2016), Ferreira (2010), Andrade (2006), Machado (1996), Marcuschi (2008, 2010, 2011), Antunes ( 2009), Bazerman (2011), Rodrigues (2005), Rojo ( 2005, 2008, 2015), Meyer (2008), Chaim Perelman e Tyteca (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros.

Presidente - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 2506161 - ELAINE CRISTINA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e