Banca de DEFESA: DEBORA CUNHA COSTA
15/01/2018 13:14
Esta pesquisa objetiva investigar a importância de se abordar os gêneros orais argumentativos em sala de aula, especificamente o debate de opinião, gênero que tem por finalidade discutir uma questão controversa entre interlocutores, para o desenvolvimento do domínio da oralidade e ampliação da capacidade argumentativa. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: a primeira correspondeu ao levantamento do referencial teórico e bibliográfico; na segunda etapa, a da coleta de dados, foi realizada a análise de materiais didáticos selecionados através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a saber, a coleção Português Linguagens, dos linguistas Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (2015); a terceira etapa da pesquisa constituiu-se na proposição de oficinas pedagógicas voltadas para a abordagem do gênero debate de opinião em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Euclides da Cunha - Ba. Para subsidiar nossas discussões, utilizamos as concepções de gêneros discursivos de Bakhtin (2003), a perspectiva sócio retórica dos gêneros em Bazerman (2009); a dos gêneros orais e escritos de Dolz e Schneuwly (2004) e as relações entre oralidade e escrita de Marcuschi(2001) e Marcuschi e Dionísio (2007). No que concerne aos aspectos da argumentação, utilizamos as concepções de Fiorin (2016); a teoria da argumentação de Perelman e Tyteca (1996); os processos de construção da argumentação oral no contexto do ensino de Ribeiro (2009) e Marques (2011).
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