UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VERA LÚCIA CARNEIRO DE ALMEIDA
09/01/2018 11:45

DISCENTE: VERA LÚCIA CARNEIRO DE ALMEIDA
DATA: 08/02/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: A (re)construção dos saberes docentes dos professores bacharéis e o uso das metodologias ativas na Universidade Federal de Sergipe em Lagarto
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Saberes Pedagógicos. Prática Docente. Metodologias Ativas.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Este trabalho tem como temática a (re)construção dos saberes docentes dos professores bacharéis diante do uso das metodologias ativas no Campus da Universidade Federal de Sergipe em Lagarto. O objetivo geral é analisar as relações de sentido expressas pelos professores sobre a (re)construção dos saberes necessários para suas práticas, considerando as singularidades das metodologias ativas adotadas. Dessa forma, a questão norteadora do estudo é: como os professores expressam a (re)construção dos seus saberes e avaliam os resultados alcançados dentro do seu contexto de atuação? Adota-se como pressuposto que a estruturação dos saberes docentes se concretiza a partir das relações que os professores estabelecem entre a prática e as experiências relativas aos conhecimentos disciplinares de suas áreas de formação, que se mesclam aos fundamentos curriculares referentes aos programas dos cursos em que lecionam, às experiências advindas da sua história de vida, ao contexto social e vivências profissionais anteriores. Dessa forma, inicialmente não há relação da prática com os saberes profissionais decorrentes de conhecimentos teóricos das ciências da educação, por se tratar de professores universitários sem experiência de formação para a docência. As categorias a priori para análise dos resultados tiveram como marco teórico estudos sobre formação, saberes docentes e metodologias ativas resultantes de um levantamento bibliográfico que pretende ser amplo e abrangente. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa fundamentada em princípios dialéticos decorrentes de uma base filosófica a partir da qual o mundo é entendido como um processo em permanente transformação. O campus universitário que constitui o locus da investigação oferece os cursos de bacharel em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. Os sujeitos da pesquisa são 19 professores, sendo no mínimo dois docentes de cada curso. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário aplicado a 189 professores e foram realizadas 19 entrevistas semiestruturadas. A análise quantitativa foi utilizada na caracterização dos sujeitos e para estudar a intensidade dos sentidos revelados a partir da frequência dos dados, descrevendo-se os indicadores que complementam os resultados. Já o tratamento qualitativo foi realizado a partir da técnica de análise de conteúdo segundo a perspectiva de autores que são referências destacadas nesta área, considerando unidades temáticas categorizadas como a priori e não a priori, refletidas a partir das categorias dialéticas trabalho, contradição e práxis. Os resultados apontam que a (re)construção dos saberes realizados pelos professores se concretiza de diferentes formas e a partir de múltiplos referenciais, envolvendo a compreensão dos conceitos relacionados à técnica do método utilizado, o desenvolvimento de experiências com base em tentativas do acerto e erro, bem como a busca de formação para o trabalho docente, muitas vezes por iniciativa dos próprios professores. Estes avaliam suas práticas como mais ou menos próximas do preconizado no campus, sem deixar de assinalar a necessidade de formação para aperfeiçoá-las tendo em vista as singularidades das metodologias adotadas. Conclui-se que a formação específica para o exercício da docência deve ser pensada e garantida para fundamentar a ação de ensinar não apenas em termos de uma prática generalizada, mas na perspectiva do que o processo se apresente como autêntica práxis educativa.

Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA