Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA LOHANNA DOS SANTOS
08/01/2018 22:48
Esta pesquisa teve como objetivo central analisar o processo de formação e permanência das pessoas transexuais na Universidade Federal de Sergipe, refletindo sobre suas trajetórias de vida como estudantes universitári@s e as estratégias de enfrentamento e resistências das normas de gênero. A análise desenvolvida é influenciada pelos pressupostos pós-estruturalistas, visto que essa abordagem nos possibilita a desestabilização de rótulos e estereótipos, a partir da problematização e questionamentos das verdades (re)produzidas sobre gênero, sexualidade e desejo, com foco na transitoriedade e na contingência. Adotou-se uma abordagem qualitativa no processo metodológico, realizando como estratégias de coleta de dados, a realização de sete entrevistas narrativas com estudantes matriculad@s em cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe. A partir dos resultados preliminares, identificou-se quem são @s estudantes trans da UFS e suas trajetórias formativas. Por meio da análise das dificuldades e estratégias de permanência na universidade, refletiu-se acerca da descoberta da identidade trans através do espaço universitário, as vivências trans e cotidiano acadêmico, o banheiro como espaço de inclusão/exclusão das pessoas trans, Movimento Trans na Universidade como resistência as normas de gênero e as políticas intitucionais da UFS para as pessoas trans.
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