UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: BRUNO ARAUJO BRANDÃO
08/01/2018 14:26


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ARAUJO BRANDÃO
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DCOS
TÍTULO: Conversações eleitorais no Facebook: um estudo a partir das timelines dos candidatos à Prefeitura de Aracaju em 2016,
PALAVRAS-CHAVES: campanha eleitoral on-line; mídias sociais; Facebook; conversação; interação
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A pesquisa que orientou o desenvolvimento desta dissertação partiu do interesse pelasrelações entre agentes políticos e potenciais eleitores, observáveis nas páginas doFacebook, sobretudo em períodos eleitorais. Parte-se da premissa de que, nesseambiente tecnológico, o candidato ganha uma nova plataforma para a disputa pelo votoe o eleitor passa a ter, em tese, um canal de comunicação direta com o político, sem amediação dos tradicionais veículos de comunicação. O problema de pesquisa que daídecorre é: como os eleitores se apropriam do Facebook em uma campanha eleitoralmunicipal, considerada a maior proximidade com os candidatos em disputa? Paraabordar tal questão, optou-se por investigar as conversações entre eleitores e candidatosà prefeitura de Aracaju no pleito de 2016, tendo como corpus de trabalho as timelinesdo Facebook nos perfis dos candidatos que disputaram aquela eleição. Com base nametodologia de análise da conversação, foi possível observar, nos 28.067 comentáriospostados naquele período, que a grande maioria dos usuários que frequentaram taisperfis no Facebook ainda se limitam a conversações lacônicas, com pouca ou quasenenhuma interação mútua, na qual debates cívicos pudessem emergir. Por outro lado,constatou-se o imenso potencial que a ferramenta apresenta para que os anseios doseleitores sejam expostos por eles mesmos e, assim, possam chegar aos políticos sem a
interferência de terceiros. Assim, o presente trabalho busca contribuir para novaspesquisas que tenham como foco o uso do Facebook em campanhas políticas, visandoacompanhar como essa plataforma de rede social influencia o processo eleitoral e asescolhas dos internautas-eleitores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 308938 - SONIA AGUIAR LOPES
Interno - 2184482 - LILIAN CRISTINA MONTEIRO FRANCA
Externo à Instituição - FRANCISCO PAULO JAMIL ALMEIDA MARQUES

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