UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA FERNANDA DAMASCENO SILVA
08/01/2018 10:41


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA FERNANDA DAMASCENO SILVA
DATA: 26/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 26 do Programa de Ciências da Saúde
TÍTULO: EFEITO DA REMOÇÃO PARCIAL DE CÁRIE NO COMPORTAMENTO BIOMECÂNICO DE RESTAURAÇÕES CLASSE II COM COMPÓSITO “BULK-FILL”
PALAVRAS-CHAVES: Cárie artificial, resistência à fratura, remoção de cárie.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

Em lesões de cárie profundas, a manutenção da dentina afetada por cárie (remoção parcial de cárie) sob a restauração definitiva tem sido recomendada para evitar danos adicionais à polpa, mas os efeitos da presença deste tecido dentinário mais resiliente sob a restauração ainda não está totalmente esclarecido. Assim, este estudo objetivou desenvolver um método de indução de cárie na dentina usando desafio ácido associado ao modelo de biofilme de microcosmo e determinar o efeito da manutenção da dentina afetada pela cárie sob restauração composta em seu comportamento biomecânico. Vinte terceiros molares, com preparo cavitário classe I, foram armazenados em solução desmineralizante de ácido acético por 32 dias. Após isso, biofilme de microcosmos foi cultivado por 7 dias sobre a dentina desmineralizada, sendo exposto a 6 horas sacarose em cada dia. A dentina afetada foi removida em metade das amostras, sendo mantida nas demais (n = 10). As paredes proximais também foram removidas e as cavidades classe II restauradas com o compósito Filtek Bulk-Fill. A deformação das cúspides vestibular e lingual foi avaliada por extensometria durante o procedimento restaurador. A presença de trincas nestas cúspides também foi analisada por transiluminação antes e após a restauração. Quatro amostras (n = 2) foram utilizadas para mensurar volumetricamente a deformação de cúspide através de diferenças nas imagens obtidas em micro tomografia computadorizada. Em seguida, todas as amostras foram submetidas a 1.200.000 de ciclos mecânicos, sendo analisada a propagação de trincas; seguido por teste de resistência à fratura. Dados de deformação de cúspide e média de trincas/ dente foram submetidos a ANOVA de duas vias com medidas repetidas. O teste exato de Fisher foi usado para avaliar o efeito da remoção de cárie na proporção de trincas maiores e menores que 3 mm. Os dados do teste de resistência à fratura foram submetidos ao teste T. O nível de significância foi definido em 5% para todas as análises. A remoção de cárie não afetou a presença e distribuição das trincas, a deformação de cúspide e resistência a fratura dos elementos dentais restaurados com compósito. O procedimento restaurador aumentou o número de trincas dentais, que não foi afetado pela ciclagem mecânica. Como conclusão, a manutenção da dentina afetada pela cárie sob restauração de resina composta não afetou o comportamento biomecânico desta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2408150 - LILIAN FERNANDA SANTOS PAIVA
Presidente - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO
Externo à Instituição - Regiane Cristina do Amaral

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12762-01b8f192c5