Banca de DEFESA: ALEILSON DA SILVA RODRIGUES
21/12/2017 08:07
Esse estudo consiste em uma análise sobre a utilização do Teatro Científico como um elemento de mobilização para aprender os conceitos da Química e da Física que integram o currículo do 9º ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências Naturais. Uma das bases teóricas centrais que fundamentam esse trabalho é a teoria da Relação com Saber, de Bernard Charlot, para dar sustentação à discussão sobre mobilização. Para tratar da especificidade do Ensino de Ciências, busca-se respaldo nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e em autores que discutem o Ensino de Ciências, Bizzo, Krasilchick, Nardi, Cachapuz, Carvalho, Marandino e Delizoicov. A metodologia adotada se baseou na combinação entre diferentes estratégias, quais sejam: aplicação de questionários, realização de oficina incorporando o Teatro Científico e Balanços do Saber. Os dados produzidos são analisados na perspectiva qualitativa e quantitativa a fim de melhor compreender os fenômenos investigados permitindo responder aos objetivos pretendidos pelo estudo. Os dados produzidos pelos estudantes e registrados nas observações permitiram entender o teatro científico como uma prática que associa o desenvolvimento de habilidades ao aprendizado em ciências, mas que, para mobilizar o estudante deve-se atentar a aspectos como os diversos posicionamentos dos estudantes sobre a atividade e sobre o conhecimento ao longo dela, ampliar o conceito de aula de ciências e de teatro, para além da recreação, integrar a outras metodologias de ensino de ciências e a outras áreas do conhecimento
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