UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIZA LIMA FONTINELE
06/12/2017 09:06


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIZA LIMA FONTINELE
DATA: 13/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Mini Auditório do CCBS/UFS
TÍTULO: EFEITO ANTI-HIPERALGÉSICO DO –α-BISABOLOL E DO COMPLEXO DE INCLUSÃO –α-BISABOLOL/ CICLODEXTRINA EM MODELOS DE DOR CRÔNICA.
PALAVRAS-CHAVES: -α-bisabolol. Ciclodextrinas. Dor. Dor neuropática
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fonoaudiologia
RESUMO:

A dor neuropática (DN) é caracterizada por anormalidades sensoriais como desistesia, hiperalgesia e alodinia. Acomete cerca de 8% da população, impactando sobre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos acometidos. As substâncias derivadas de plantas medicinais estão sendo cada vez mais objeto de estudo para desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, dentre elas, têm-se os terpenos. O (-)-α-bisabolol é um sesquiterpeno com diversas propriedades farmacológicas, contudo sua baixa solubilidade em água é um fator farmacotécnico que limita seu uso para fins terapêuticos. Diante disto, este estudo visou avaliar o efeito antinociceptivo e anti-inflamatório do (−)-α-bisabolol (BIS) isolado e o seu complexo de inclusão com β-ciclodextrina (BIS/β-CD) em modelos de dor crônica. Para a realização dos procedimentos experimentais, foram utilizados camundongos Swiss machos (25 – 35 g) de 2 a 3 meses com aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa Animal da UFS (#CEPA 72/15). Foram realizados os testes de avaliação da hiperalgesia mecânica (Von Frey), avaliação da atividade anti-inflamatória (CFA), avaliação da atividade anti-hiperalgésica (lesão parcial do nervo ciático - LPNC), coordenação motora (Rota rod), força de preensão (Grip) e dosagem de citocinas TNF-α e IL-10. Os animais foram tratados com BIS ou BIS/β-CD (50 mg/kg, v.o). BIS e α-BIS/β-CD foram eficazes na redução da hiperalgesia induzida por LPNC, apresentando atividade farmacológica de 7 e 8h, respectivamente. Também foram eficazes na redução da hiperalgesia mecânica inflamatória induzida por CFA. Reduziram TNF-α (3 dias após a indução no nervo e 17 dias após a indução na medula). O BIS foi eficaz na manutenção dos níveis de IL-10 (3 dias após a indução na medula). O BIS e BIS/β-CD não causaram alterações significativas na coordenação motora ou na força muscular. Assim, conclui-se que o BIS e BIS/β-CD apresentam atividade anti-inflamatória, anti-hiperalgésica e que podem agir modulando os níveis de TNF-α e IL-10. Logo, o BIS é promissor para o desenvolvimento de proposta terapêutica para distúrbios dolorosos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1467719 - LUCINDO JOSE QUINTANS JUNIOR
Interno - 2190308 - MARCIO ROBERTO VIANA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1687696 - WALDECY DE LUCCA JUNIOR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12692-c69972fb69