Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILTON SANTOS SILVA
04/12/2017 07:55
Na presente pesquisa buscamos compreender como o mestrado profissional para o ensino das ciências ambientais (ProfCiamb) contribui para a prática docente na perspectiva da educação ambiental. Nesse sentido, procuramos verificar em que medida a educação ambiental está presente no currículo do mestrado profissional para o ensino das ciências ambientais; verificar a percepção dos alunos acerca dos impactos dos conhecimentos do mestrado para a inserção da educação ambiental na sua vida profissional e identificar a contribuição das metodologias utilizadas no mestrado profissional para a práxis da educação ambiental. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, pautando-se em uma abordagem qualitativa e sendo desenvolvida mediante informações obtidas através da pesquisa documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados é realizada a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). Para os eixos temáticos educação ambiental, interdisciplinaridade e formação, os resultados evidenciam a existência de duas tendências complementares que norteiam seu desenvolvimento no programa e revelam a intencionalidade de um movimento de teorização e prática característico dos mestrados profissionais. Dessa forma, para a educação ambiental constata-se a presença da tendência crítico-conteudista e da instrumental. No eixo da interdisciplinaridade, a tendência reflexiva e a prática. Por sua vez, para a formação destaca-se a teórico-reflexiva e a instrumental.
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