UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANGELA DE MENEZES ARAGAO SANTANA
30/11/2017 09:01

DISCENTE: ELISANGELA DE MENEZES ARAGAO SANTANA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: sala F2-Nupeg
TÍTULO: PROPRIEDADE INTELECTUAL E A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE SIGILO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual; Bolsas de Pesquisa; Sigilo
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Nas últimas décadas o avanço tecnológico vem oferecendo ao homem novas formas de demonstrar sua capacidade criadora, e os direitos de Propriedade Intelectual (PI) têm assumido um papel de grande importância. Sua relevância cresceu na medida em se começou a tratar essa proteção como um ativo valioso para o desenvolvimento econômico. Com isso, para o desenvolvimento de um país tornou-se necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia. Em um ambiente acadêmico essa necessidade de desenvolvimento é concretizada pela pesquisa científica que promove o crescimento de pesquisadores, estudantes ou profissionais, contribuindo para uma formação com habilidades mais refinadas. Neste contexto, o programa de Iniciação Científica foi criado como ferramenta de indução do pensamento científico e introdução da pesquisa e inovação para os estudantes de graduação do ensino superior. A interação entre os indivíduos para disseminação de conhecimento tem sido instigada como uma das formas de compartilhamento de informações e para a produção de conhecimento científico nas Instituições de ensino superior (IES), porém fica sujeita aos vários erros de exposição da informação, dentre o que deve ser compartilhado e o que deve ser resguardado para garantir a proteção das criações intelectuais e evitar litígios. Dentro deste contexto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar e apresentar discussões referente as necessidades de treinamento dos alunos participantes dos programas institucional de bolsas de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFS, visando verificar a manutenção de sigilo das informações resultantes das atividades de pesquisa voltadas para proteção da Propriedade Intelectual. Pretende-se contribuir para geração de melhorias e adequação das atividades de aprendizagem que estão relacionadas à gestão da PI através dos resultados alcançados com o foco nas necessidades de treinamento dos envolvidos na produção científica e tecnológica.

Presidente - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Interno - 1637307 - ROBELIUS DE BORTOLI
Externo ao Programa - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf