Banca de DEFESA: GLEBSON MOURA SILVA
28/11/2017 07:52
As metodologias ativas de ensino são apontadas pelas diretrizes curriculares nacionais como a principal alternativa metodológica para a formação de profissionais de saúde na perspectiva da integralidade. Neste contexto, a tese objetivou explicitar o papel das metodologias ativas de ensino na graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, diante da emergência de novas demandas e requisitos para a formação. Para alcançar as informações desejadas, foi utilizado o estudo de caso por ter possibilitado a apreensão mais completa do fenômeno em estudo, envolto por diferentes fontes de informações, como as diretrizes curriculares nacionais, o projeto político pedagógico da graduação em Enfermagem, a biblioteca virtual em saúde, assim como os professores e estudantes inseridos neste ambiente de formação. As informações foram analisadas pelo método de análise de conteúdo que permitiu evidenciar resultados que demonstraram o quanto os documentos oficiais apresentam alguns nós críticos, como: a necessidade de um processo contínuo de educação dos docentes quanto às atuais metodologias de ensino, no apoio às dificuldades didáticas, relacionais e/ou comunicativas, preparando-os para o processo de ensino; os estudantes desvelaram uma prática referenciada por normas de condutas apreendidas no cotidiano, a ponto de sinalizarem padrões incoerentes com a metodologia empregada institucionalmente; os docentes apresentaram entendimento do contexto de trabalho tanto nos aspectos micro quanto macropolíticos, e criticaram de forma pontual as principais características das metodologias ativas. A concepção de integralidade precisa ser aprofundada e apreendida para que não se volte, essencialmente, para a noção de cuidado. O que amplia a necessidade de novas investigações sobre a temática, bem como um movimento de estímulo para a reflexão das atuais práticas e finalidades pedagógicas.
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