UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE DE CASTRO
27/11/2017 14:09

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSE DE CASTRO
DATA: 01/12/2017
LOCAL: PPGPI
TÍTULO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: INDICADORES E AÇÕES DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Ciência, Tecnologia, Inovação, Indicadores, Institutos Federais
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As informações científicas e tecnológicas têm sido utilizadas por diversos países, governantes e até mesmo pelas empresas como indicadores que evidenciam o desenvolvimento tecnológico de uma nação. Nesse sentido, o presente trabalho versa sobre a geração e proteção de conhecimento nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) onde se procurou conhecer como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos Institutos Federais vêm atuando para o desenvolvimento e proteção da propriedade intelectual, quais os mecanismos de apropriação e proteção de conhecimento e por fim se propõe adaptar e desenvolver um modelo de indicadores de desempenho científico e tecnológico como forma de avaliar o desempenho da ciência, tecnologia e inovação nessas instituições. O trabalho foi desenvolvido mediante uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo como objeto de estudo os NITs dos 38 Institutos Federais cujos dados foram coletados em duas fases, a primeira mediante a aplicação de um questionário respondido pelos gestores dos NITs e segunda fase um estudo de multicasos. Os dados coletados na primeira fase foram analisados e sistematizados em formas de gráficos e tabelas. Destaca-se conforme os dados coletados até o momento que a proteção do conhecimento nos Institutos Federais tem ocorrido de forma um pouco tímida e que os Núcleos de Inovação Tecnológica dos 38 Institutos pesquisados já foram implantados, mas somente 29 Instituições estão com os NITs em atuação e destes somente 11 possuem a Política de Inovação já implantada. Também se verifica que os NITS da maioria destas Instituições ainda não se consolidaram quanto à estruturação mínima adequada para execução dos serviços essenciais bem como para a melhoria do desempenho científico e tecnológico dessas Instituições.

Interno - 116.375.605-91 - ANA ELEONORA ALMEIDA PAIXAO
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Presidente - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCO DE AZEVEDO