UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES MARTINS DA SILVA
20/11/2017 09:39

DISCENTE: MARIA DE LOURDES MARTINS DA SILVA
DATA: 15/12/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO REVESTIDA DE HÁBITO: COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE DE LAGARTO-SE (1947 – 1969)
PALAVRAS-CHAVES: Colégio Nossa Senhora da Piedade. Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho. Educação Católica. Educação feminina. Cultura escolar.

Esta dissertação apresenta uma compreensão histórica do modelo educacional e da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora Piedade das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, no período de 1947 a 1969. A investigação foi pautada nas técnicas da pesquisa documental, com base em fontes coletadas e catalogadas no arquivo do Colégio Nossa Senhora da Piedade, Cúria da Arquidiocese de Aracaju, Paróquia de Nossa Senhora da Piedade e Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além de acervos pessoais de ex-alunas. Igualmente, utilizou-se a metodologia da história oral, coletando relatos orais de narradores-colaboradores que tiveram relação com a instituição no período especificado no recorte temporal. Aprofundou-se o trato dessas fontes a partir dos conceitos de cultura escolar, representação e apropriação. O trabalho apresenta aspectos gerais do modelo de educação católica no período especificado, as origens do projeto educacional da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, especialmente as configurações históricas do Colégio Nossa Senhora da Piedade, instalado em 1947 na cidade de Lagarto (SE), as relações estabelecidas entre agentes da ação educativa; o espaço físico, o currículo e as variadas formas de moldar comportamentos e valores de jovens lagartenses. A prática do Colégio Nossa Senhora da Piedade tornou-se significativa à medida que a fé foi colocada como mediadora da educação, elemento importante, porém não exclusivo. Na verdade, por meio da fé buscou-se interagir com o contexto social, visando à formação cidadã e ao desenvolvimento intelectual das alunas. Nos registros de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho é possível compreender a representação da ação missionária como uma ação educativa que teria a função de realizar o “saneamento moral" da população ordenado pela moral cristã-católica.

Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo ao Programa - 2527690 - CLAUDEFRANKLIN MONTEIRO SANTOS