UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
13/11/2017 07:41

DISCENTE: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: A avaliação da aprendizagem na formação docente: um retrato dos saberes dos concluintes e egressos do curso de pedagogia da UFAL/Campus Sertão
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Curso de Pedagogia. Avaliação da Aprendizagem. Concluintes e Egressos. Saberes Teóricos e Práticos.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A pesquisa descreve as aprendizagens teóricas e práticas sobre avaliação ofertadas no processo de formação, assimiladas pelos graduandos e utilizadas nas práticas desenvolvidas pelos egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, com especificidade para o Campus do Sertão, para responder à seguinte questão: entre os referenciais teóricos e práticos sobre avaliação da aprendizagem ofertados no curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão, quais foram assimilados pelos concluintes e como são trabalhados pelos egressos? Nesse sentido, foram questionados catorze concluintes do 8º período do semestre 2016.2, cinco egressos que atuam na Educação Básica e o Coordenador do curso de Pedagogia. A metodologia é o estudo descritivo com a abordagem qualitativa, cujos instrumentos investigativos consistiram na aplicação de questionários aos graduandos e entrevistas com os egressos e o coordenador. A interpretação dos dados está alicerçada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). O referencial teórico discute as principais ideias dos estudiosos que definem a linha de pensamento sobre a temática da Formação Docente e Avaliação da Aprendizagem, destacando-se Hoffmann (1993; 2001), Furlan (2007), Balzan e Sobrinho (2011), Libâneo (2012), Berger (2005), Charlot (2008) entre outros. Como aporte documental, analisou-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (BRASIL, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (BRASIL, 2006) e o PPC do curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão. Os resultados dessa investigação permitiram traçar um quadro das práticas avaliativas vigentes no curso de Pedagogia e conhecer as condições ofertadas para a formação docente a partir da ótica dos participantes. Os dados coletados evidenciaram que os concluintes e egressos foram avaliados principalmente por provas, seminários e microaulas, revelando a presença de uma concepção avaliativa alinhada à verificação da aprendizagem, em que a perspectiva crítica de avaliação pouco aparece nas vozes dos sujeitos. De um modo geral, a pesquisa proposta possibilitou explicitar o conhecimento construído sobre avaliação da aprendizagem no curso de Pedagogia da UFAL/Campus Sertão, revelando que há uma crítica aos direcionamentos do curso, o que surge como positivo, visto que se observou nas falas dos entrevistados que estes experimentam um lento e dificultoso processo de mudança das práticas avaliativas em razão das vivências na universidade. Por fim, a pesquisa proporcionou importantes elementos para reflexão sobre as possíveis transformações das práticas de avaliação e de formação de pedagogos de modo geral.

Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA