UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL KOHLER
09/11/2017 15:10

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAQUEL KOHLER
DATA: 30/11/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS - GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II.
TÍTULO: AS INTERAÇÕES ENTRE VEGETAÇÃO E CIDADES LITORÂNEAS ATRAVÉS DE INDICADORES ECOLÓGICOS E PAISAGÍSTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Vegetação; indicadores; paisagem urbana
ÁREA: Geografia

A partir da discussão da relação sociedade-natureza; aborda-se os aspectos referentes a complexa relação da vegetação e paisagem urbana. Entende-se que a função da vegetação neste contexto extrapola a estética, uma vez que pode constituir-se em uma infraestrutura funcional e influir positivamente na qualidade ambiental, social e econômica, devendo portanto, ser objeto do planejamento e das políticas públicas. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a vegetação na paisagem urbana através da proposição de indicadores ecológicos e paisagísticos e do Índice Sócio Ecológico e Pasagístico Urbano e propor recomendações à gestão e ao planejamento, com vista a incrementação e qualificação do verde urbano. Foram escolhidas as cidades de Aracaju, Sergipe e Maceió, Alagoas, ambas localizadas na região nordeste do Brasil, para aplicação da metodologia proposta. As técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, bem como os softwares escolhidos têm se mostrado eficazes para a finalidade da pesquisa. Até o momento foi possível realizar parcialmente a caracterização da vegetação nas paisagens urbanas de Aracaju, SE e Maceió, AL, a partir das análises dos dados coletados junto aos órgão públicos, trabalhos de campo e interpretação das imagens de satétite. A metodologia proposta foi testada em recorte espacial correspondente as áreas centrais das duas cidades, as quais correspondem a ocupação territorial mais antiga; foi calculado o Índice Sócio Ecológico e Paisagístico Urbano para estas porções territoriais, revelando uma baixa densidade vegetacional e alta impermeabilização da superfície, pelas edificações e pavimentação. Na atual fase de desenvolvimento da pesquisa já é possível vislumbrar que o objetivo é passível de ser alcançado e que a metodologia escolhida é adequada ao atendimento dos objetivos propostos.

Interno - 3185055 - GICÉLIA MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - LUANA SANTOS OLIVEIRA MOTA
Presidente - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10