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Banca de DEFESA: ANDERSON FRANCISCO VITORINO
04/11/2017 07:46


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON FRANCISCO VITORINO
DATA: 06/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Didática 6, sala 16
TÍTULO: EDUCAÇÃO BILÍNGUE: O DESDOBRAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ALUNOS SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo. Educação bilíngue. Libras. Pesquisa Colaborativa. Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O estudo analisa as interfaces de ensino adotadas pelo professor da sala de aula comum e o professor da sala de AEE - Atendimento Educacional Especializado, que trabalham em ambiente da educação inclusiva com alunos surdos, sobretudo no campo do bilinguismo. Diante disso, surge a necessidade de saber, como os professores de sala de aula comum e o professor de AEE, contribuem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos no contexto bilíngue, Português/Libras. Para tal, utilizamos alguns teóricos que dialogam sobre a educação bilíngue, Fernandes (2012, 2015); Gesser (2014); Guarinello (2007); Karnopp (2012, 2015); Lacerda (2012, 2009, 2006); Lodi (2012, 2015, 2006); Quadros (2015, 2012, 2011, 2008, 2006, 2004, 1997); Stumpf (2012, 2009) entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de ordem qualitativa, também a pesquisa descritiva com a perspectiva de compreender, relatar e descrever o fenômeno estudado, através do estudo de caso e análise documental, Triviños (2009); Gil (1999). No viés de colaboração do pesquisador foi utilizada a pesquisa colaborativa com a intenção de proporcionar a construção de conhecimento e formação continuada para o professor. Com base nisso, usou encaminhamentos metodológicos de cunho colaborativo, Alarcão (2011); Capellini (2004); Ferreira (2009); Ibiapina (2008, 2009); Mendes (2007). Nesse entendimento, a pesquisa colaborativa do projeto demonstra uma relevância de caminhar na direção dialética da realidade social, da historicidade do fenômeno, da prática, da contradição e da relação com a totalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - MARIA DOLORES FORTES ALVES

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