Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
26/10/2017 09:58
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as memórias narradas vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL. Para tanto, foi necessário conceituar memória no campo da história e do pensamento indígena; identificar as memórias narradas e vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL e entender os significados das narrativas vinculadas nos suportes didáticos para Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural. O Povo Kariri-Xocó está localizado na Zona da Mata alagoana, a 180 km da capital Maceió. Estes suportes didáticos foram produzidos pelos indígenas na tentativa de mostrar o modo de ser Kariri-Xocó. Este estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação, tem como base a fenomenologia e a hermenêutica porque objetiva evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno. Neste sentido, a pesquisa é um estudo de caso e propomos uma postura etnográfica. Postura que valoriza a escuta, a observação e o respeito às práticas culturais. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos à memória estão relacionados à história produzida coletivamente no percurso do modo “Ser e viver Kariri-Xocó”. A pesquisa também apontou a participação dos professores/as indígenas e das lideranças em que os agentes envolvidos na escola começaram a se reconhecer neste processo de luta por uma educação indígena diferenciada e intercultural.
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