UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
26/10/2017 09:58


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS
DATA: 26/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: Memórias narradas na Educação Escolar Indígena dos Kariri-Xocó/AL.
PALAVRAS-CHAVES: Memórias; História; Narrativas; Educação Escolar Indígena; Interculturalidade.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as memórias narradas vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL. Para tanto, foi necessário conceituar memória no campo da história e do pensamento indígena; identificar as memórias narradas e vinculadas nos suportes didáticos dos Kariri-Xocó/AL e entender os significados das narrativas vinculadas nos suportes didáticos para Educação Escolar Indígena diferenciada e intercultural. O Povo Kariri-Xocó está localizado na Zona da Mata alagoana, a 180 km da capital Maceió. Estes suportes didáticos foram produzidos pelos indígenas na tentativa de mostrar o modo de ser Kariri-Xocó. Este estudo orientou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa em educação, tem como base a fenomenologia e a hermenêutica porque objetiva evidenciar os significados atribuídos pelos sujeitos ao fenômeno. Neste sentido, a pesquisa é um estudo de caso e propomos uma postura etnográfica. Postura que valoriza a escuta, a observação e o respeito às práticas culturais. Os resultados evidenciam que os significados atribuídos à memória estão relacionados à história produzida coletivamente no percurso do modo “Ser e viver Kariri-Xocó”. A pesquisa também apontou a participação dos professores/as indígenas e das lideranças em que os agentes envolvidos na escola começaram a se reconhecer neste processo de luta por uma educação indígena diferenciada e intercultural.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - EDSON HELY SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf