Banca de DEFESA: MARIA DA PIEDADE SILVA SANTANA
10/10/2017 10:50
Na era da comunicação em rede, os textos têm assumido formatos multimodais e digitais, nos quais diversas linguagens interagem e projetam diferentes significados. Esses textos híbridos e fronteiriços pedem a transfiguração do leitor, diante da dinâmica do mundo digital que divulga os textos por meio de diversos suportes e canais midiáticos. Nesse contexto, o presente projeto visa contribuir para a ampliação do conceito de leitura na escola, elaborando uma prática que incorpore a dinâmica da comunicação digital. Como corpus, serão selecionados videoclipes de raps nacionais para uma abordagem de leitura interssemiótica, em que a letra da música e a performance artística serão analisadas como um texto híbrido. Metodologicamente, essa prática parte da proposta da “pedagogia dos multiletramentos”, de R. Rojo (2012), e da abordagem pedagógica da “transmutação do leitor”, de R. Chartier (2002). No segundo momento, fundamentaremos os conceitos de interpretação semiótica, levando em conta a concepção de leitura subjetiva de A. Rouxel (2013) e do modelo cultural de leitura de C. Gomes (2014). Assim, temos o objetivo de possibilitar ao aluno uma formação estético-cultural a partir da multimodalidade desse gênero. Dando sustentação a essa abordagem, exploraremos os múltiplos sentidos de “performance” de P. Zumthor (2014), para uma perspectiva de leitura literária comparada entre a concepção política do texto escrito e a performance estética do videoclipe de rap nacional. Baseado nessas concepções, esse projeto será desenvolvido com alunos do 8º ano do ensino fundamental, séries finais, de uma escola municipal, situada na cidade de Lagarto-SE. Como proposta de intervenção, vamos organizar, em duas etapas, oficinas de multiletramentos com rap: 1 – leitura de textos e videoclipes de raps e debate sobre seu contexto social; 2 – produção de videoclipes a partir da leitura subjetiva dos envolvidos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf