Banca de DEFESA: DALILA SANTOS BISPO
07/10/2017 13:42
A par de estudos que abordam a escrita como uma atividade processual, na qual o texto precisa passar por etapas de revisão até a sua finalização, e sendo a escola um ambiente profícuo à formação de leitores e ao desenvolvimento da habilidade escrita, urge a necessidade de um aprofundamento das discussões acerca desses temas no ambiente escolar. A partir dessa vertente de estudo, foi realizado um trabalho com uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Esperidião Monteiro, localizada no município de Santo Amaro das Brotas - SE. Para tanto, privilegiou-se o gênero fábula, a partir do qual foram trabalhadas questões pertinentes à leitura e à escrita processual por meio da retextualização, fazendo-se um recorte para o uso dos sinais de pontuação como parte do processo de escrita a partir de uma perspectiva sociointeracionista. Metodologicamente, foi aplicado um módulo de atividades, composto de uma sequência didática estruturada a partir de textos do referido gênero, envolvendo a leitura oral e da escrita, a compreensão e a produção textual, através dos quais foram trabalhados os pontos referentes ao tema proposto para esta pesquisa. Do ponto de vista conceitual, ganharam destaque autores como Marcuschi (2008) e seus estudos sobre os gêneros textuais; Passarelli (2012), com suas reflexões sobre a escrita como processo; Koch e Elias (2017), com estudos acerca de leitura, compreensão e interpretação de textos; Suassuna (2011), que trata de avaliação e reescrita de textos escolares; Antunes (2006), com reflexões sobre as práticas docentes nas aulas de português; Soares (2008), que trata de produção e revisão textual; dentre outros autores, os quais têm se dedicado ao estudo da linguagem, dos gêneros textuais e de escrita como processo. A análise da aplicação apresentou resultados positivos, mostrando que os alunos ampliaram suas competências em diversos pontos, como: o reconhecimento da fábula enquanto gênero textual, bem como de sua função social; a reflexão crítica acerca das temáticas apresentadas; uma considerável apropriação de procedimentos de escrita, planejamento e revisão; a aplicação adequada dos sinais de pontuação na escrita das próprias versões das fábulas; além do aperfeiçoamento da habilidade de leitura oral.
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