Banca de DEFESA: ULLISSES ALVES SILVA
07/10/2017 07:53
Levando-se em conta as dificuldades dos alunos no que se refere à construção de sentidos em textos literários e , portanto, a necessidade de um projeto que vislumbre a apropriação da literatura, o presente trabalho pretende, por meio da aplicação de uma sequência didática, que compõe um caderno pedagógico, aprimorar o contato dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Isabel Nabuco D’Ávila – anexo Porto do Mato – Estância/Sergipe – com a literatura a partir dos diálogos nela existentes. A estratégia de desenvolver nos discentes a capacidade interpretativa e o gosto pela literatura a partir dos dialogados literários nasce da percepção do potencial da sequência dialogal para melhorar a leitura dos alunos. Também faz parte dos objetivos deste trabalho evidenciar e combater o preconceito étnico-racial, que de forma silenciosa, tem encontrado se impregnado entre os estudantes da Escola Municipal Maria Isabel Nabuco D’Ávila. Fundamentam teoricamente os estudos de Silvia Adela Kohan (2013), Rildo Cosson (2014), Regina L. Péret Dell’Isola (2014), Antonio Candido (2002), Lígia Chiappini Moraes Leite (2007) Nilma Lino Gomes (2012) e Kabenguele Munanga (2005).
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