UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATHIANA SANTOS SOARES
06/10/2017 08:16

DISCENTE: TATHIANA SANTOS SOARES
DATA: 11/10/2017
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão
TÍTULO: Cultura e história indígenas na formação de professores em Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: : Currículo; Pedagogia; Ensino de História e Cultura Indígena; Formação de Professores; Universidade Federal de Sergipe.

Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre a formação inicial de professores em Pedagogia para o Ensino de História e Cultura Indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tanto, propusemos como objetivos específicos identificar as disciplinas da matriz curricular do curso de Pedagogia que possibilitam o estudo da história e culturas indígenas; analisar os planos de ensino das disciplinas do curso na referida instituição que abordam essa temática; e identificar o conhecimento de cultura e história indígenas possibilitado na formação acadêmica de estudantes de Pedagogia do último período. Nosso arcabouço teórico conta com Bueno e Sobral (2008), Brzezinski (1996), Libâneo (2000), Garrido (2011), Arroyo (2013; 2014), Silva (1999), Veiga (2008), Young (2001) dentre outros autores que tecem discussões do curso de pedagogia, da formação de professores e do currículo. De natureza qualitativa, a pesquisa tem por base a fenomenologia-hermenêutica, pois procura entender o que se mostra no fenômeno investigado e a partir da interpretação compreender sua complexidade. A opção metodológica é do tipo Estudo de Caso, por debruçar-se especificamente na análise do projeto pedagógico do curso de pedagogia. A relevância desse estudo está no fato de ser ainda um tema pouco abordado no cenário da pesquisa educacional sergipano. Como resultados parciais, indicamos que a formação inicial de professores em Pedagogia da UFS para o Ensino de História e Cultura Indígena, contempla de forma incipiente e tênue (ou incipiente e escassa) essa temática em seu currículo.

Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS