Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILDES SANTOS MACIEL
09/10/2017 09:58
A pesquisa tem por objeto de estudo a análise da graduação em Serviço Social na modalidade EaD, no Estado de Sergipe, com foco nos projetos pedagógicos e no corpo docente das universidades que ofertam a graduação nessa modalidade, de forma a perscrutar a relação entre a formação nesse modalidade e os pressupostos das diretrizes curriculares do Serviço Social. Especificamente, procura analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social ofertados por universidades em Sergipe; identificar o perfil do corpo docente das universidades que ofertam a graduação em Serviço Social, na modalidade EaD, em Sergipe; e identificar os desafios e as perspectivas que a modalidade EaD apresenta para a formação em Serviço Social, em Sergipe. O percurso metodológico adotado compreendeu a pesquisa de caráter exploratório e descritivo com a finalidade de proporcionar uma aproximação com o tema com vista a torná-lo mais explícito. O procedimento metodológico dá-se por dois caminhos: bibliográfico e documental. Na pesquisa bibliográfica, por meio da contribuição de autores sobre a contrarreforma do Estado brasileiro e seus impactos na universidade, na expansão e mercantilização do ensino superior, e particularmente sobre o surgimento da graduação na modalidade EaD nos cursos de Serviço Social e sua expansão em Sergipe; e na pesquisa documental ocorre por meio da utilização de fontes institucionais disponibilizados nos sítios das instituições que ofertam a modalidade. Para esta fonte utiliza-se uma ficha de doleta de dados de forma a extrair as informações necessárias. O recurso à publicação de organizações como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) constituirá um caminho para cotejar os dados obtidos. Pretende-se refletir sobre os desafios que a modalidade EaD trazem para o Serviço Social em Sergipe e analisar as perspectivas para a consecução da formação superior na área na aludida modalidade.
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