Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEILA PATRÍCIA PEREIRA DE JESUS
09/10/2017 09:57
O trabalho tem como objetivo investigar a presença de ações que contribuem para fortalecer a representação de usuários nos CMAS, a partir da intervenção de assistentes sociais da proteção básica do SUAS em municípios do Território de Identidade Recôncavo (TIR), no Estado da Bahia. Foram escolhidos sete municípios, sendo seis limítrofes a Cachoeira/BA. Para realização do estudo partiu-se da seguinte premissa: a análise sobre a intervenção dos assistentes sociais e a possibilidade de fortalecer o controle democrático de usuários (dos serviços sociais) perpassa pela compreensão da função pedagógica (ou educativa) inerente ao processo interventivo. A referida função é parte constitutiva do movimento de organização da cultura, e expressa a dimensão política do Serviço Social. Portanto, através do exercício da função pedagógica o assistente social interfere no modo de agir e pensar dos usuários, isto é, na cultura. Ao fazer uso da perspectiva dialógica este profissional poderá estimular o protagonismo dos usuários e fortalecer suas práticas de resistência. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória orientada pela perspectiva crítico-dialética. A natureza da questão norteadora (o problema) requer, prioritariamente, uma abordagem qualitativa, mas os aspectos quantitativos não serão desconsiderados. Como técnica para a coleta de dados será utilizada a entrevista semi-estruturada com sete profissionais (um em cada município), bem como a análise de documentos (fonte secundária). Os resultados serão explicitados após realização das entrevistas, análise e conclusão da pesquisa.
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