UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
07/10/2017 07:53

DISCENTE: GLEICE RAYANE MACEDO SILVA
DATA: 28/02/2018
LOCAL: UFS São Cristóvão
TÍTULO: Retextualização de notícia a conto como estratégia para desenvolver a competência escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Competência Escrita; Retextualização; Conto; Notícia; Discursos Direto e Indireto.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

O presente relatório de pesquisa discorre sobre a aplicação de um Caderno de Atividades Pedagógicas em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Alfredo Montes e apresenta a análise dos dados dessa aplicação. Este trabalho surge de uma pesquisa acadêmica de caráter interventivo que foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Sergipe/ Unidade São Cristóvão, objetivando desenvolver a competência escrita dos alunos a partir da retextualização de notícia a conto e a exploração de estratégias metacognitivas para o planejamento da escrita, abordando estratégias de transformação de um gênero em outro, de modo a desenvolver competências e habilidades que possibilitem adequar suas produções escritas ao contexto situacional, além de desenvolver a competência no uso dos discursos direto e indireto, em face das exigências sociais por indivíduos competentes no uso da língua. Ambos os temas foram selecionados a partir da identificação de dificuldades apresentadas pela mencionada turma quanto à adequação de suas produções escritas aos aspectos gramaticais e interacionais da Língua Portuguesa. Deste modo, apoiamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos de autores como Marcuschi (2007) e Dell’Isola (2007), que trataram acerca da retextualização; de Bronckart (2006), sobre gêneros textuais e o Interacionismo Sociodiscursivo, associado ao Folhado Textual desse autor. Além disso, abordamos o letramento em Kleiman (1995), Soares (2003) e Rojo (2009); o letramento literário em Cosson (2016); a leitura na perspectiva de Koch e Elias (2015a) e Solé (1998); e questões de produção escrita em conformidade com Passarelli (2012) e Koch e Elias (2015b). Como resultados, esperamos que os alunos saibam identificar os gêneros conto e notícia, apontando suas características, consigam produzi-los, utilizando o processo de retextualização, e indiquem os efeitos gerados pela dinâmica existente em diálogos de textos literários. Por fim, pretendemos que esse produto funcione como um suporte a outros professores no trabalho com a escrita em sala de aula.

Presidente - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10