Banca de DEFESA: ALESSANDRA MARIA SILVA NASCIMENTO
07/10/2017 07:52
A ampliação da competência em leitura em sala de aula, por meio do ensino-aprendizagem da paródia, um dos tipos de intertextualidade, pretende minimizar o problema da compreensão leitora enfrentado por muitos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, em Tobias Barreto/SE. Com vistas à formação de um leitor profícuo, esta pesquisa, de natureza intervencionista, desenvolve um material com atividades e um jogo didático para estimular estratégias de leitura e interpretação de texto.Trata-se de um objeto de aprendizagem utilizado para trabalhar a leitura do texto parodístico, que tem como suporte teórico Bakhtin (2003), Genette (2006), Koch, Bentes e Cavalcante (2009) e Sant’anna (2000) quanto à presença da intertextualidade e os efeitos de humor e ironia em memes (texto multimodal que circula nas redes sociais). Por meio desse caderno pedagógico, cujos procedimentos metodológicos se baseiam no trabalho de Bronckart (2003) e Dolz (2010), é possível relacionar o uso de regularidades em textos que caracterizariam a estrutura do gênero textual, incentivando, ao final de sua aplicação, a proficiência em leitura e reavaliando o caminho reflexivo do ensino-aprendizagem com um instrumento lúdico e educacional.
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