Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE TORRES LIMA
02/10/2017 14:08
Com o intuito de investigar a oferta educativa realizada no espaço doméstico das casas de aprendizes, das professoras e dos professores no período de 1880 a 1930, buscou-se uma abordagem histórica afim de apreender o modo pelo qual os antigos mestres divulgavam e sustentavam os processos de ensino não formal quase que exclusivo na sociedade sergipana. Para isso, considerou-se o contexto sócio-político que conformam tais realidades ao longo dos anos de 1880 a 1930. Período em que o Brasil atravessava um momento de mudanças sociais, políticas, econômicas e educacionais devido a transição do sistema Imperial para o Republicano. Neste sentido, os esforços do presente estudo é compreender os processos de modernização através da história da educação doméstica existente e anterior ao sistema escolar e, sobretudo, que sobrevive a ele mesmo depois da consolidação da política estatal com relação à educação. Nossa hipótese é que fragilidade e os ensaios de instalação da ordem educativa apresentadas em Sergipe mantiveram e deram sobrevida à educação não formal que persistem atualmente, desta vez, sob o contorno do “ensino de banca”. Para dar conta desta tarefa foi necessária uma análise documental e bibliográfica, compreendendo a investigação dos documentos oficiais (nacional e sergipana), bibliográficos e jornalísticos disponíveis nos acervos do Conselho Estadual de Educação – CEE/SE, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, Arquivo Público do Estado de Sergipe.
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