UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MENDONÇA CUNHA
02/10/2017 07:17


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA MENDONÇA CUNHA
DATA: 06/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA PPGED
TÍTULO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES BRASIL-EUA: UM ESTUDO SOBRE ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS RURAIS DO INEP (1949 – 1951)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Rural; Relações Brasil-EUA; Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O propósito deste trabalho é analisar a colaboração do pesquisador estadunidense Robert King Hall com o programa de educação rural coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) na década de 1940, no Brasil. Lançado pelo governo federal em 1946, o projeto tinha por objetivos promover maior qualificação da mão-de-obra no campo, conter o êxodo rural e combater os altos índices de analfabetismo. O INEP era o responsável pela organização, coordenação e fiscalização da construção das escolas rurais, além de promover a capacitação dos docentes que atuariam nestas instituições. Hall foi contratado pelo instituto para trabalhar como técnico, ministrando um curso de aperfeiçoamento para professores e produzindo uma análise do programa. Utilizando os conceitos de Campo e Capital Cientifico de Pierre Boudieu, procuraremos avaliar o papel desempenhado por Hall no campo educacional brasileiro a partir da posição ocupada por ele enquanto pesquisador estrangeiro e as relações estabelecidas com as instituições e intelectuais com os quais manteve contato. Para tanto, examinamos os relatórios produzidos pelo pesquisador estadunidenses sobre o programa, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, matérias de jornais, leis e decretos referentes ao ensino rural. Nosso objetivo é detectar os posicionamentos de Hall em relação à educação rural brasileira e, através da confrontação das fontes, discutir se as suas propostas refletem ou não os interesses do governo estadunidense em relação ao Brasil e, por fim, avaliar o grau de influência dessas ideias no projeto com qual cooperou.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 095.461.947-19 - RAFAEL PINHEIRO DE ARAÚJO
Interno - 077.362.405-82 - JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10