Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE MARIA MARQUES MACHADO
26/09/2017 10:47
A violência é um fenômeno crescente no cenário brasileiro, principalmente, sendo esta, vinculada aos jovens, sobretudo, do gênero masculino. Entretanto, esta pesquisa em fase inicial, busca analisar como construções sociais em torno de “violência” e “gênero” são representadas por docentes no cotidiano escolar, buscando compreender quais as motivações que desencadeiam no protagonismo de alunas em eventos violentos na escola, o que vai de encontro ao imaginário social da violência como ato ligado ao universo masculino e desafia a reflexão perante a escola enquanto local de diversidade e manifestações sócio-culturais. Para isto, a pesquisa irá utilizar-se do conceito de Representações Sociais, para efeito de análise, através de procedimentos que contemplam a pesquisa de campo e a realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes do “Colégio Estadual Atheneu Sergipense”, o que concede a esta pesquisa uma metodologia de natureza qualitativa. Pretendendo-se, por meio deste trabalho, ampliar o debate sobre “violência” e “gênero” no âmbito escolar através da interdisciplinaridade entre antropologia e educação.
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