Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELMA DUARTE SANTIAGO NUNES
15/09/2017 07:23
Com a instituição dos cursos jurídicos, em 1827, a preocupação dos parlamentares brasileiros voltou-se para as aulas preparatórias, havendo muitos debates nos anos seguintes sobre a criação de cadeiras e provimento de professores, o que motivou a necessidade de leis específicas que regulassem a qualificação, o ingresso e o ordenado dos profissionais docentes, assim como as localidades em que deveriam ser providos. No entanto, somente a partir de 1831 foram criadas as primeiras cadeiras de língua francesa em diversas províncias. Este trabalho pretende investigar o processo de criação dessas primeiras cadeiras de francês do Império brasileiro entre 1831 e 1837, ano de fundação do Colégio de Pedro II. Como fonte, usaremos a historiografia educacional do período recortado, a legislação e os compêndios sobre a matéria. Como referencial teórico, faremos uso do conceito de cultura escolar Julia (2001); disciplina escolar Chervel (1990) e identidade nacional, em suas relações com a língua: Anderson (2008) e Hobsbawm ( 1990).
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e