Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCILENE SANTANA SANTOS
13/09/2017 15:48
A presente pesquisa busca analisar os tipos de interações discursivas e o engajamento dos alunos apresentados ao longo de uma sequência de ensino-aprendizagem (SEA) de química, planejada em torno de uma HQ interativa. A SEA será aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo, serão submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003) e por Antônia Candela (1999). Focalizaremos, na análise, os padrões de interação e o engajamento dos alunos nas atividades propostas, considerando-os como elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação.
A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10