Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE DA SILVA SANTOS
13/09/2017 15:48
A Alfabetização Científica (AC) no currículo de Ciências apresenta uma proposta de educação voltada para formação cidadã dos estudantes, através do entendimento de assuntos científico-tecnológicos. Desse modo, ganha espaço a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), que além de considerar as dimensões presentes no enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) também incluem os aspectos culturais e éticos, o raciocínio e o desenvolvimento emocional dos estudantes. Nesse contexto, o ensino de Ecologia apresenta grande relevância devido a sua complexidade e interfaces com outras áreas do conhecimento, aliada a necessidade de maior cuidado com o planeta. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as potencialidades e limitações da utilização de QSC no ensino de Ecologia, de modo a contribuir para a AC de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Lagarto - SE. A pesquisa está dividida em quatro etapas: 1) Investigação sobre como professores de Ciências da rede municipal de ensino de Lagarto – SE, abordam os conteúdos de Ecologia, assim como a presença do enfoque CTSA e da inserção de QSC nessas aulas; 2) Construção, de maneira colaborativa com docentes da educação básica, de uma Sequência didática (SD) com a utilização de QSC no ensino de Ecologia; 3) Análise da SD por docentes do ensino superior; e 4) Aplicação e avaliação da SD. A coleta de dados está em andamento, mas espera-se que os resultados dessa pesquisa ajudem a reiterar a importância da abordagem de QSC nas práticas docentes, por meio do tratamento de aspectos relacionados com a realidade dos estudantes, além de desenvolver competências e habilidades que lhes propiciem o entendimento das informações científico-tecnológicas, possibilitando uma participação ativa na sociedade.
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